Assado de tira com molho de romã e dominó de batatas

Receita de Assado de tira com molho de romã e dominó de batatas feita por Valter Herzmann do MasterChef Brasil

Ingredientes

200 g de assado de tira
50 g de semente de romã
3 ramos de alecrim
1 batata inglesa
1 cebola
Manteiga clarificada
Brotos de azedinha
Aceto balsâmico
Azeite de oliva
Flor de sal
Pimenta
Açúcar

Modo de preparo

Comece pelo molho. Coloque as sementes de romã em uma panela com um pouco de água e de açúcar. Faça uma calda, extraindo todo o sabor da semente de romã. Coloque também uma pitada de sal, duas pitadas de pimenta e um ramo de alecrim. Deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos até formar um molho. Regule o sal e o açúcar durante todo o cozimento.

Pegue uma cebola e espete em um garfo. Queime na boca do fogão até ela ficar toda preta – vá girando na boca do fogão para queimar 100% preta. Feito isso, envolva a cebola em papel alumínio e leve ao forno por 40 minutos.

Pegue o assado de tira e cozinhe ele na chapa de ferro bem quente, com azeite de oliva e um toque de sal. Asse a carne por aproximadamente três minutos, de cada lado. Depois de assado, deixe descansar por entre três e quatro minutos. Para servir no prato, finalize com flor de sal por cima.

Depois de cozinhar o caldo de romã, passe por uma chinoa e volte para a panela. Tire o alecrim. Deixe reduzir até ficar no ponto de molho – você deve passar o dedo nas costas da colher e não ficar marcado. Corrija com sal, pimenta e açúcar.

Para fazer o dominó de batatas, pegue a batata inglesa e corte em um retângulo perfeito. Tire as arestas laterais. Fatie o retângulo na mandolina, com espessura de aproximadamente 1 ou 1,5 milímetros. Pegue as batatas e sobreponha uma a outra, como se fosse um jogo de dominó caído.

Pegue uma frigideira de teflon ou uma chapa de ferro. Passe manteiga clarificada na chapa e bote essa montagem de batata em cima da manteiga. Em cima da batata, coloque também uma colher (chá) de manteiga clarificada. Deixe parada ali até dourar para formar uma peça inteira. Vire para dourar do outro lado. Se desejar, deixe descansar em cima um ramo de alecrim para dar um aroma à batata.

Na hora de servir, corte o assado de tira em dois. Uma tira sobrepõe a outra. Sirva o molho de romã por baixo do assado. O dominó de batatas vai ao lado. Tire a cebola do forno, descasque ela. Retire a parte queimada, pega a parte de dentro, que está assada. Corte em pétalas. Sirva as pétalas de cebolas assadas, com brotos de azedinhos temperados, com azeite de oliva e flor de sal, sobre elas.

Tempo de preparo

1h30

Publicidade

Deixe uma resposta